Ritidoplastia (Lifting Facial e de Pescoço)
Indicação: Indicada para o reposicionamento da pele e dos tecidos moles da face e do pescoço, com o objetivo de melhorar as rugas e a flacidez e suavizar as linhas de expressão causadas pelo envelhecimento.
Procedimento: Sob anestesia local/sedação ou geral, são realizadas incisões na frente e atrás das orelhas. Os tecidos moles (músculos, gordura, fáscias) são reposicionados para rejuvenescer o rosto e o pescoço e com pontos, obtém-se um resultado mais duradouro. A pele em excesso é removida.
Orientações: O paciente permanece até 24 horas em observação hospitalar, neste período é usado um curativo feito de atadura, em alguns casos é deixado um dreno para se evitar hematomas (coleção de sangue no tecido).
Na alta, é deixado curativo compressivo (com ataduras), que será retirado após 7 dias. Os pontos são retirados após 7 a 10 dias, no consultório.
A drenagem linfática é recomendada e ajuda a diminuir o inchaço e equimoses (“roxos”) da cirurgia, bem como uso de faixas elásticas para melhor cicatrização dos tecidos.