Muita gente fica angustiada quando pensa no pós-operatório de uma cirurgia no nariz, já que é por ele que respiramos.
Por isso, escolhi esse assunto para desmistificar o processo e tranquilizar você, que sofre com essa dúvida.
Após a realização do procedimento, é comum que o cirurgião coloque um curativo externo cuja função se assemelha a um gesso.
Esse é um passo fundamental da recuperação da rinoplastia porque garante o apoio e proteção das novas estruturas da narina, principalmente ao longo do período de cicatrização.
Não são mais utilizados tampões internos.
Nas primeiras 48 horas, pode ocorrer um pouco de sangramento, o que é normal.
É recomendado que o paciente realize compressas geladas nas regiões dos olhos, afim de reduzir o inchaço e equimoses (roxos) nessas regiões.
Outro sintoma muito frequente nas primeiras semanas é a obstrução nasal, que com a cicatrização irá passar e o paciente se beneficiará da melhora da respiração nasal – caso a correção do desvio de septo tenha sido realizada simultaneamente a plástica.
Para auxiliar nessa cicatrização orientamos o uso de sprays nasais, medicações orais e pomada. Então, é importante seguir as orientações e medicações prescritas pelo seu médico.
Banhos quentes nos primeiros dias e atividade física nas primeiras semanas, não são recomendados, com objetivo reduzir sangramentos e acelerar a recuperação.
O acompanhamento com o seu médico deve ser frequente, tanto para evitar riscos maiores, como infecções, sangramentos, má cicatrização; quanto para acompanhar a recuperação da rinoplastia.
Esse acompanhamento, as medicações e os cuidados orientados são essenciais para uma boa recuperação e podem comprometer o resultado final da cirurgia.