Rinoplastia (Plástica do Nariz)
Indicação: Indicada para correção dos defeitos estéticos e/ou funcionais do nariz.
Procedimento: Sob anestesia geral, realiza-se o reposicionamento e a estruturação das cartilagens nasais, associados a ressecção das estruturas em excesso (osso, cartilagem e/ou pele). A cirurgia pode ser realizada por dentro do nariz ou com uma pequena incisão na pele da columela (parte inferior do nariz) – depende das estruturas a serem modificadas.
Quando há desvio no septo (o que é bastante comum), pode-se associar à septoplastia. O que é o ideal, pois assim já utilizamos essa cartilagem retirada para auxiliar na estruturação do nariz durante a cirurgia.
Orientações: Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia.
Para evitar a formação de equimoses (“roxos”) nas pálpebras, é importante o uso de compressas geladas sobre os olhos nas primeiras 72 horas após o procedimento.
Os pontos, quando presentes, são retirados com 5 a 7 dias; deve-se evitar atividade física por 30 dias, exposição solar e uso de óculos por 60 dias.
Os primeiros 6 meses são essenciais para a cicatrização do nariz, logo, neste período, será necessário o retorno periódico ao consultório médico.
Caso seja necessário alguma revisão ou retoque (comum em 10% dos casos), deve-se aguardar, no mínimo, 6 meses.