Ptose palpebral é o termo médico para a queda da pálpebra superior.
A ptose ocorre quando os músculos que elevam a pálpebra não são fortes o suficiente para fazê-lo corretamente.
A ptose pode afetar um olho ou ambos os olhos e é mais comum em idosos, quando os músculos das pálpebras podem ficar mais fracos.
Pode ter a sua causa congênita (quando a pessoa já nasce com essa condição) ou adquirida (aparece com a idade, após um trauma ou após uma aplicação incorreta do Botox ®).
A ptose, independente de sua origem, é uma condição que é tratada apenas cirurgicamente, EXCETO no caso em que é causada pelo Botox ®, uma vez que temos formas de reverter/acelerar o retorno da pálpebra ao normal – com colírios, eletroestimulação e fisioterapia – e, naturalmente, (sem essas medidas) após 3 meses já temos uma melhora – pois a toxina já “perdeu sua força”.
Não há medicamento ou colírio que possa resolver o problema nos demais casos, sendo assim apenas o procedimento cirúrgico o indicado para termos melhora do quadro de ptose de forma definitiva.
Estou na isade de 62 anos. Ha pouco tempo as minhas pálpebras superiores estão mais caídas. Não quero passar por cirurgia. Gostaria de saber se a toxina botulínica ajudaria
Boa tarde. Precisaria avaliar, em alguns casos o botox pode até piorar!
Então, o ideal é uma consulta para examinar e definir melhores opções de tratamento. 🙂