Sim!!
Vamos dividir em pele em:
- seca, oleosa e mista;
- fina e grossa;
- madura e jovem;
- cor de pele.
Pele SECA
Tem poucos poros, mais tendência a descamação, vermelhidão e aparecimento de rugas e linhas finas.
Pele OLEOSA
Tem um aspecto mais brilhante e espessa por conta da produção de sebo, poros mais dilatados e mais tendência a acne.
Pele MISTA
É mais comum – apresenta uma oleosidade na zona T (nariz, testa e queixo).
Dessa forma, os peelings, hidratação injetável, necessidade mais precoce de preenchimentos para linhas finas ou mesmo os cuidados pós-operatórios variam muito de acordo com seu tipo de pele (SECA x OLEOSA x MISTA).
Pele FINA
Tem mais predisposição a rugas, sulcos, descamação e em uma, Rinoplastia por exemplo, deixa enxertos e cartilagens muito mais evidentes – interferindo inclusive na programação cirúrgica.
Nesses casos, também indicamos produtos diferentes nos casos de bioestimuladores de colágeno que sejam mais espessantes dérmicos associados e/ou ácidos hialurônicos mais maleáveis nos casos de preenchimentos faciais.
Pele GROSSA
Já é mais viçosa, demora um pouco mais para apresentar rugas e linhas de expressão, na Rinoplastia temos um “colchão” mais espesso sobre as estruturas nasais o que pode dificultar uma SUPER definição de ponta nasal, por exemplo.
No caso dos bioestimuladores de colágeno não precisamos de algo que espesse a pele, apenas que a estimule a produzir seu próprio colágeno. Os preenchedores devem ser mais densos, caso contrário pouco aparecem.
Pele mais JOVEM
Necessita menos intervenções – ela costuma ser mais viçosa e rica em colágeno que a pele MADURA – os procedimentos na pele mais madura são muitas vezes para tratamento, enquanto na pele jovem são mais preventivos e pequenas melhorias/retoques.
A COR DA PELE também interfere na decisão por alguns procedimentos, principalmente os peelings, lasers e cirurgias.
As peles mais CLARAS tendem a ser mais sensíveis e sofrem mais com a exposição solar – envelhecendo e perdendo sustentação mais rapidamente!
A pele NEGRA mantém seu viço e jovialidade por mais tempo, porém demanda cuidado com alguns procedimentos que podem manchar a pele e com a cicatrização, já que tem uma tendência maior a queloides e cicatrizes hipertróficas.
Diante disso, o ideal é sempre consultar um médico para avaliar todas essas variáveis – pois temos peles negras, maduras e finas, assim como temos peles jovens, finas e claras – e inúmeras outras “combinações”.
Os tratamentos são individualizados e personalizados.